Síntese Dos Quatros Evangelhos
Mateus escreveu para os judeus. Mostrou Jesus como o Messias Prometido desde a Antigüidade. Marcos escreveu para os romanos, mostrou Jesus como o Homem Poderoso e de Ação. Lucas escreveu para os gentios ou gregos, mostrou Jesus como o Homem Perfeito, imaculado, ideal. João escreveu para a Igreja, para preveni-la contra as heresias. Mostrou Jesus como Deus, que se fez homem. “Os sinópticos contém uma mensagem evangelística para os homens não espirituais; o de João contém uma mensagem espiritual para os cristão.
“Os sinópticos sintetizam quando descrevem milagres operados por Jesus, por sua vez, quando João descreve um milagre de Jesus ( e descreve poucos...), geralmente, dedica-lhe amplo espaço, pois, não se limita ao milagre em si, mas usa-o como ponto de partida para a argumentação doutrinária, para rebater heresias, para desmascarar adversário e, para exaltar a pessoa de Jesus. Assim sendo, a cura do cego de nascença ocupa todo a capítulo 9, para poder afirmar que, “se este não fosse de Deus, nada poderia a fazer “; a ressurreição de Lázaro ocupa todo o capítulo 11, para concluir que este milagre foi o pretexto para que o Sinédrio decidisse em definitivo eliminar Jesus (Jo.11.47-51); e 1ª multiplicação de pães ( o único milagre descrito pelos quadros evangelistas) teve continuidade natural no sermão em que Jesus apresenta como o pão vivo que desceu do céu, e que dá vida ao mundo. (cap.6).
Marcos, segundo concorda a maioria dos estudiosos, foi o primeiro a ser escrito. Mateus o segundo e, Lucas o terceiro. Mateus parece ter consultado Marcos e Lucas certamente consultou a ambos. Marcos fala só do ministério de Jesus na Galiléia; Mateus fala de outros, mas principalmente na Galiléia; Lucas fala do ministério de Jesus na Galiléia, Judéia e Samaria. Logo, o Evangelho de Lucas é mais amplo e contém muitas informações que outros sinópticos omitiram.
Lucas citou ensinos de Jesus entre os gentios, pois, escreveu a gentios. Ele mostra que Jesus salva judeus e gregos (ou gentios). Lucas foi discípulo de Paulo, apóstolo dos gentios.
Importantes tesouros só existem no Evangelho de Lucas, como o cântico de Maria ( o “Magnidicat”) 1.46-55; o cântico de Zacarias ( o “Benedictus”) 1.68-79; o cântico dos anjos ( o “Glória in excelsis”) 2.14; e o cântico de Simeão ( o “Nunc dimitis”) 2.29-32.
Finalmente, o Evangelho de Marcos é chamado “Evangelho de Pedro”, porque Marcos foi companheiro de Pedro; e Lucas chamado “Evangelho de Paulo”, porque Lucas foi companheiro de Paulo. É lógico que escreveram, pessoalmente se seus líderes espirituais.
A última semana da vida de Jesus foi alvo da ocupação maior dos quatro: Mateus dedicou 1/3 do seu evangelho à última semana; Marcos dedicou 1/3; Lucas dedicou1/3; e João ocupou metade do seu evangelho àquela última semana. João gastou 7 capítulos só para registrar fatos acontecidos no dia da crucificação do Jesus Cristo, o que representa 1/3 do que livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário