1) O Evangelho Segundo Marcos
à Estilo Literário: Estilo romano, que não usa de rodeios, indo direto ao assunto
à Autoria: Dos quatro livros do Novo Testamento, que são denominados Evangelhos", o segundo da ordem é aceito pela maior parte dos estudiosos, como sendo o mais antigo. Este Evangelho em si é anônimo, ou seja, dentro do livro não há nenhuma afirmação definida quanto a quem é o autor. No início do 2º século foi atribuído a João Marcos, sobrinho de Barnabé (At. 13.5), que se tornou companheiro de Pedro (1ª Pe.5.13). Alguns estudiosos entendem, que o jovem mancebo de Marcos 14:51-52, é uma referência encoberta ao autor, isso por que, segundo eles, a inclusão de tal incidente isolado, aponta mais logicamente para Marcos do que para qualquer outra pessoa. Segundo os pais primitivos, João Marcos coletou seu material de Pedro.
à O Propósito da Escrita: Marcos mostra Jesus como Homem de Ação e Poder.. Destaca mais as obras de Jesus e menos suas palavras, valendo para ele mais as ações. Não se preocupava com genealogias, pois, dirige sua obra aos romanos, que não tinham interesse na árvore genealógica de um estrangeiro. Marcos quer mostrar o PODER DE JESUS. E isso interessa aos romanos, que são os donos do poder temporário.
Segundo concorda a maioria dos estudiosos, Marcos escreveu em Roma, para os romanos e, por isso, escreveu no estilo romano, usando linguagem e vocabulário romano. E, porque escreve para os romanos, não cita a lei nem as profecias bíblicas, pois, isto não seria claro para os romanos. Também, ao falar de coisas que os romanos não conheciam, dava a devida explicação. Por exemplo que o judeus “costumavam jejuar” (2.18); que “O Monte das Oliveiras ficava defronte do templo”(13.3); etc
Enfatizando as obras de Jesus, Marcos faz referências as 17 curas de enfermidades, 9 milagres ligados a fenômenos da natureza, 6 libertações de endemoninhados e 3 4ressurreições . Marcos foi o primeiro a escrever e sua obra serviu de base par os outros escritores sinópticos.
à Data: Nas citações dos pais antigos, pode ser observado que parece haver uma concordância geral de que Marcos escreveu da Itália ou, mais precisamente, de Roma. Contudo, a época da escrita não é tão fácil de se definir, pois, muita coisa depende de se Marcos escreveu antes ou após a morte de Pedro. Se como foi sugerido, tanto Mateus como Lucas tomaram emprestado de Marcos, na produção de suas respectivas obras, então a data mais tardia seria antes da produção dos dois sínópticos restantes. Uma data provável seria por volta de 65 DC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário