O Evangelho Segundo Lucas
à Estilo Literário: A facilidade do autor do terceiro Evangelho no uso do idioma grego, sugere que era gentio (ou, judeu helenista), mais afeito ao idioma grego que a maioria dos judeus tê-lo-ia sido. O seu estilo , juntamente com o estilo do autor da epístola aos Hebreus, é o mais refinado de todo o Novo Testamento. As exceções têm lugar quando parece que ele seguia fontes informativas semíticas, orais ou escritas, ou então quando adotava um estilo semítico grego, para que soasse como grego "bíblico" da Septuaginta.
à Autoria: O terceiro Evangelho e o Livro de Atos dos Apóstolos, forçosamente saíram da pena de um mesmo autor, porquanto começam ambos com uma dedicatória a Teófilo, além de compartilharem de interesses comuns e de um só estilo de redação. Outrossim, o livro de Atos faz alusão ao primeiro livro (At. 1:1). E visto que o terceiro evangelho e o livro de Atos devem ter vindo do mesmo autor, deduzimos a autoria lucana de Lucas-Atos, do fato de ter sido ele o único dos companheiros de viagem de Paulo, que poderia ter escrito as seções "nós" no livro de Atos. Todas as demais personagem estão excluídas por terem sido mencionadas na terceira pessoa no livro de Atos, ou, devido à impossibilidade de harmonizar seus movimentos geográficos, em consonância com essas seções "nós" mencionadas. Outrossim, as antigas tradições confirmam a autoria lucana.
à O Propósito da Escrita foi o de mostrar a certeza histórica do Evangelho de Cristo. Lucas se dirige a uma audiência gentílica e, dedica a sua obra a Teófilo. Ele está interessado em estabelecer a inocência política de Jesus sob as leis romanas. Ele procura mostrar que o Evangelho é universal, que Jesus derrubara a barreira existente entre judeus e gentios e, inaugurara uma comunidade de âmbito mundial, na qual, as antigas desigualdades entre escravos e libertos, entre homens e mulheres, não mais existem. Ele não demonstrou o interesse judaico pelas profecias messiânicas cumpridas, com o mesmo grau de intensidade com que o faz Mateus. E também, modificou expressões peculiarmente judaicas, afim de que seus leitores gentios pudessem compreender melhor o que lessem.
Lucas, mui provavelmente, era um gentio (ou pelo menos um judeu helenista), podendo ter-se convertido em Antioquia da Síria. Seu nome é de origem grega. Ele apresenta Jesus como o Filho de Homem e, dirige sua obra aos gregos. Para ele, Jesus é o Homem ideal, com toda beleza perfeição e, Sua humanidade é sem participação do pecado. Assim fazendo, Lucas mostra que o primeiro Adão falhou, mas o segundo não. Cristo, o segundo Adão, venceu as tentações e desfez as obras do diabo, (I Jo.3.8). Lucas citou ensinos de Jesus sobre os gentios, pois, escreveu a gentios. Ele mostra que Jesus salva judeus e gregos (ou gentios). Lucas foi discípulo de Paulo, apóstolo dos gentios. Este evangelho é mais amplo e mais minucioso, pois, o seu autor fez “acurada investigação” (1:3) antes de escrevê-lo.
à Data: Ao se tentar determinar a data de autoria, muitas coisas são levadas em consideração. Foi constatado que o Evangelho de Lucas forma o primeiro volume de Lucas-Atos. Atos teve que ser composto em alguma época subseqüente aos acontecimentos narrados em Atos 28. O Evangelho foi escrito antes de Atos (1:1). Outro fator a ser considerado na determinação de uma data, é o Evangelho de Marcos. Se Marcos foi uma das fontes que Lucas consultou, em seu Evangelho, então a datação de Marcos tem um apoio definitivo no terminus a quo do Evangelho de Lucas. Se, como muitos estudiosos acreditam, Marcos foi composto durante as perseguições neronianas, então, a metade dos anos 60 seria a data antiga mais provável para Lucas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário