4. O Evangelho Segundo João
à Estilo Literário: Seu autor demonstra ser profundo conhecedor dos costumes judaicos. Escrito em estilo simples e semítico, o último dos quatro Evangelhos exibe uma profundeza teológica que ultrapassa à dos evangelhos sinópticos.
à
à Autoria: As tradições da igreja primitiva indicam que o apóstolo João escreveu o quarto evangelho já no término do primeiro século da era cristã, em Éfeso, cidade da Ásia Menor. Particularmente importante quanto a isso, é o testemunho de Irineu, discípulo de Policarpo, o qual, por sua vez, fora discípulo do apóstolo João - uma direta linha tradição, com um elo de ligação entre Irineu e o próprio João. Vale lembrar, que o autor do quarto evangelho reivindica o privilégio de ter sido testemunha ocular do ministério de Jesus (1:4), além de demonstrar um estilo semítico em sua redação e de possuir conhecimento acurado sobre os costumes dos judeus. Também, era profundo conhecedor da topografia da Palestina, conforme ela era antes do holocausto de 70 DC. Além disso, há o relato de detalhes vívidos que só poderiam ser esperados da parte de uma testemunha ocular.
à Propósito da Escrita: Na época em que João escreveu este Evangelho, estava sendo divulgada uma heresia chamada EBIONISMO, que ensinava ser Jesus um mero homem, mas sem pecado. O Evangelho segundo João foi escrito, com objetivo de refutar essa heresia. Daí, a razão dele ter colocado ênfase na divindade de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário